Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Conheça os Cursos da Faculdade

Duração: 8 Semestres

Objetivo: Elaborar e implementar políticas educacionais comprometidas com a melhoria da qualidade do ensino na região. Redescobrir no educador suas possibilidades e posturas político-pedagógicas resgatando seu papel enquanto sujeito competente e comprometido com a sociedade.

Área de atuação: O pedagogo é o profissional competente para atuar junto a escolas e empresas nas seguintes tarefas:

Elaboração de projetos de capacitação permanente de recursos humanos para a educação e para o trabalho nas empresas; Elaboração de planos de abordagem da aprendizagem, para a melhoria da qualidade de ensino; utilização técnica de equipamentos e recursos educacionais como auxiliares da atividade docente e discente. Elaboração de planos de ensino com definição de objetivos, prioridades, conteúdos, métodos e técnicas de trabalho, em especial, do trabalho docente. Definição de regras e estratégias nas relações de trabalho, possibilitando a participação cooperativa dos subordinados; desenvolvimento de ações capazes de reduzir a distância entre a prática e a teoria, facilitando a inserção das crianças no contexto da educação seqüente; Capacidade de Análise de problemas e proposição de soluções e alternativas; Intermediação e solução de conflitos entre os agentes de processo de ensino / aprendizagem; Realização de pesquisa na área pedagógica; Orientação dos discentes, indicando métodos e técnicas capazes de amenizar as dificuldades na relação ensino / aprendizagem.

Mercado de trabalho: Essa é uma profissão em que não há perigo de desemprego. O aumento da população em idade escolar amplia o número de colégios. Ao mesmo tempo, a concorrência entre as escolas faz com que os professores e os pedagogos mais competentes sejam duramente disputados. Também se alarga o acompanhamento pedagógico de projetos educativos financiados pela iniciativa privada, geralmente em creches e favelas. Crescem ainda as oportunidades nas áreas de treinamento de recursos humanos em empresas.