Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Conheça os Cursos da Faculdade
Conheça os Cursos da Faculdade

Engenharia de Produção

Duração: 10 Semestres

Objetivo: O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo geral formar o engenheiro com um conhecimento interdisciplinar por excelência, com a capacidade de analisar e interferir na sua própria capacidade de aprendizagem, com sólida base conceitual e sintonizado com a evolução sócio-técnica, com clareza da importância de uma atuação profissional ética e com elevada capacidade de inter-relacionamento pessoal.

Á rea de atuação: Empresas de setor industrial e/ou de serviços, públicas ou privadas, nas seguintes áreas: GESTÃO DA PRODUÇÃO: Planejamento e Controle da Produção; Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos; Arranjo Físico de Máquinas; Equipamentos e instalações; Projeto de Fabrica e de Instalações Industriais; Gestão da Manutenção; Simulação da Produção; Planejamento de Processos Produtivos.

GESTÃO DA QUALIDADE: Controle Estatístico da Qualidade; Normalização e Certificação para a Qualidade; Organização Metrológica da Qualidade; Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos; Qualidade em Serviços.

GESTÃO ECONÔMICA: engenharia Econômica; Gestão de Custos; Gestão Financeira de Projetos; Gestão de Investimentos.

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO: Organização do Trabalho; Psicologia do Trabalho; Biomecânica Ocupacional; Segurança do Trabalho; Análise e Prevenção de Riscos de Acidentes; Ergonomia; Ergonomia do Produto; Ergonomia do Processo.

GESTÃO DO PRODUTO: Pesquisa de mercado; Planejamento do Produto; Metodologia de Projeto do Produto; Engenharia de Produto; Marketing do Produto.

PESQUISA OPERACIONAL: Programação matemática; Processos Estocásticos; Simulação; Teoria da Decisão e Teoria dos Jogos; Análise de Demandas por Produtos.

GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL: Avaliação de mercado; Planejamento Estratégico; Estratégias de Produção; Empreendedorismo; Organização Industrial; Estratégia de Marketing; Redes de Empresas e Gestão da Cadeia Produtiva.

GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: Gestão de Pessoas; Gestão da Inovação; Gestão da Tecnologia; Gestão da Informação da Produção; sistemas de informações de Gestão; Sistemas de Apoio à Decisão.

GESTAL AMBIENTAL: Gestão de Recursos Naturais; Gestão Energética; Gestão de Resíduos Industriais.

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Estudo do Ensino de Engenharia de Produção; Estudo do Desenvolvimento e Aplicação da Pesquisa em Engenharia de Produção; Estudo da Prática Profissional em Engenharia de Produção.

Mercado de trabalho: O mercado de trabalho para o engenheiro de produção tem se apresentado bastante diversificado e envolvendo atividades industriais, agrícolas e comerciais, além de governamentais. Possui, porém, como ponto em comum o fato de as áreas dinâmicas e que têm apresentado uma alta taxa de crescimento.