Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Conheça os Cursos da Faculdade

Duração: 10 Semestres

Objetivo: O objetivo do curso de Direito da FAMEC é formar profissionais capazes de produzir novas construções no mundo jurídico pautado nos valores éticos, sociais e humanísticos.

Possui como característica a coesão de sua estrutura curricular, norteada para uma visão conjunta entre teoria e prática, possibilitando que o futuro profissional da área jurídica se interesse pelas profundas conexões entre o conhecimento positivo do Direito e a dimensão do homem na sociedade moderna.

O aluno conta com uma excelente biblioteca, laboratório de informática, um grupo administrativo eficiente e um corpo docente qualificado e experiente, acrescido de uma atmosfera acadêmica plural, com espaços de aprendizagem complementar que extrapolam a sala de aula, como grupos de estudo, Prática Jurídica através do Núcleo de Prática Jurídica, iniciação à pesquisa e atividades de extensão. universitária.

Á rea de atuação: Algumas profissões exercidas por bacharéis em Direito: Advogado – o advogado poderá postular ações frente a qualquer órgão do Poder Judiciário e Juizados Especiais a fim de defender interesses de cidadãos e empresas. Dentre as exigências para pertencer aos quadros da OAB, o estudante de Direito deverá ser aprovado no Exame de Ordem.

Os advogados dos Poderes Públicos são denominados de Procuradores Municipais, Procuradores Estaduais e Advogados da União. Além da aprovação na OAB, o bacharel necessita de aprovação em concurso público oferecido pela pessoa política competente.

Defensor Público - presta assistência jurídica, judicial e extrajudicial, integral e gratuita, aos considerados pela lei como necessitados. Além da aprovação na OAB, o bacharel necessita de aprovação em concurso público. Consultor – O consultor jurídico é um profissional autônomo que produz pareceres para empresas ou Poder Público com o intuito de indicar a melhor solução para um conflito judicial ou extrajudicial.

Delegado de polícia – O delegado de polícia prepara inquéritos, chefia investigadores, emite carteira de identidade, passaporte, documentação de veículos, fiscaliza compra, venda e guarda de produtos químicos, de armas e de munições. Para poder exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. Juiz – O magistrado julga os conflitos apresentados entre cidadãos, empresas e Poder Público. Para poder exercer tal atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público.

Promotor e Procurador da Justiça – O promotor de justiça (âmbito estadual) e o procurador da justiça (âmbito federal) promovem ações a fim de defender a ordem jurídica, o regime democrático, os interesses sociais e individuais indisponíveis. Para exercer essa atividade, o bacharel necessita ser aprovado em concurso público. Outras Carreiras - São também funções da carreira jurídica a de diplomata e de auxiliares da justiça: escrivão e oficial de justiça, assessor parlamentar, entre outros.

Mercado de trabalho: Como uma carreira tradicional, o Direito possui mercado de trabalho bastante abrangente, indo da carreira no serviço público à carreira internacional.