Oceanografia

Duração: 10 Semestres

Objetivo:
Formar o profissional capacitado a atuar e pesquisar todos os processos físicos, químicos, biológicos e geológicos do meio marinho.

Área de atuação:
A oceanografia pode ser subdividida em quatro áreas principais:

A Oceanografia Física estuda as características físicas dos oceanos e os fenômenos de interação entre o mar, o ar e a terra, através da pesquisa de seus movimentos (maré, correntes e ondas), suas propriedades (ótica, acústica, salinidade, densidade e temperatura) e suas influências nas regiões costeiras e no clima. Atuação nas áreas de Movimento Ambiental, Dinâmica Oceânica e Costeira, Gerenciamento Costeiro, Estudo do Nível Médio do Mar, Caracterização das massas D Água e Processos Litorâneos.

A Oceanografia Biológica investiga os organismos marinhos dentro de suas relações com os meios físico, químico e geológico no qual vivem, através do estudo da diversidade, da produtividade, da pesca e da aquacultura, buscando o melhor conhecimento para proteger e aproveitar adequadamente estes recursos. Atuação nas áreas de Maricultura, Biologia Pesqueira, Educação Ambiental, Ecologia do Fitoplancton Marinho.

A Oceanografia Química ocupa-se com o estudo dos elementos e compostos nos ambientes marinhos e costeiros; as interações das espécies químicas com a atmosfera, os sedimentos e os organismos; aliados aos estudos dos processos biogeoquímicos que controlam suas composições e trocas entre as interfaces existentes. Atuação nas áreas de Monitoramento Ambiental, Poluição marinha, Química de Nutrientes, Geoquímica Orgânica e Inorgânica e Ecotoxicologia.

A Oceanografia Geológica trata dos fenônimos geológicos e suas conseqüências no meio marinho, através do estudo do relevo submarinho e costeiro; e da origem, composição, distribuição e processos de deposição dos sedimentos no mar. Se preocupa ainda com a identificação e localização dos recursos minerais marinhos. Atuação nas áreas de Geoestatística, Batimetria, Métodos potenciais e Sísmica, Geomorfologia Costeira, Geoprocessamento e analises Granulométricas, Mineralógicas e Textuais.

Mercado de trabalho:
A profissão de oceanografia é relativamente jovem no Brasil. A Oceanografia está em plena expansão mo país, principalmente após o incremento das preocupações ambientais, fato que vêm fortalecendo bastante o trabalho do oceanógrafo no mercado de trabalho representado a seguir:


Empresas ou centros que atuam na preservação de espécies em extinção e de ecossistemas agredidos pela ação antrópica; Empresas de consultoria técnica e ambiental; Empresas de setor pesqueiro, seja na prospecção, produção e beneficiamento de pescado; empresas e autarquias públicas ou privadas; Empresas de aqüicultura e maricultura; Empresas privadas de diferentes setores produtivos que de alguma forma devem adequar-se às modernas tecnologias de gerenciamento ambiental, principalmente no atual momento de adequação à ISSO 14.000; Empresas de planejamento territorial; Empresas de saneamento e abastecimento de água; Empresas que desenvolvem tecnologias e prestam serviços em diagnósticos de contaminação ambiental; Prefeituras municipais e órgãos públicos; ONG S ligadas ao meio ambiente; Empresas de Exploração e desenvolvimento turístico, etc