Administração

Duração: 8 Semestres


Objetivo Geral:
O Curso de Administração da FAMEC tem por objetivo formar cidadãos éticos, com competências pessoais e profissionais desenvolvidas, com visão crítica e sistêmica do mundo globalizado e compreensão generalista da administração, preparados para assumir desafios e exercer uma gestão estratégica, empreendedora e cooperativa no ambiente socioorganizacional.


Objetivos Específicos:

  • Fornecer conhecimentos teórico-práticos para que os alunos possam identificar oportunidades, desenvolver diagnósticos e análises organizacionais, formular estratégias de negócios e resolver ou antecipar-se a problemas complexos da gestão organizacional em uma perspectiva generalista e interdisciplinar.
  • Capacitar para a elaboração e a análise de informações financeiras, econômicas e administrativas que subsidiem o planejamento, organização, controle e gerenciamento dos recursos destinados aos empreendimentos organizacionais bem como a avaliação de riscos e a tomada de decisão nos negócios;
  • Formar profissionais empreendedores, com capacidade de liderança e inovação;
  • Incentivar a prática do diálogo, o trabalho em equipe e a construção de relações éticas e solidárias.


Perfil do Egresso:

O perfil do egresso almejado pelo curso é o de um administrador com sólida formação geral e humanística, apto a gerenciar empreendimentos nos vários segmentos de seu campo de atuação e a intervir sobre a realidade dos fatos sociais e organizacionais apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada, a partir da compreensão das questões técnicas, científicas e socioeconômicas e do domínio integrado de conhecimentos, instrumentos e ferramentas de apoio à tomada de decisões, com capacidade empreendedora e inovadora, dotado de liderança, postura ética e socialmente responsável.


Campos de Atuação:

O administrador, como principal elemento aglutinador de esforços de uma organização, tem muito a contribuir para o desenvolvimento da sociedade dada a sua responsabilidade em administrar os níveis estratégicos, tático e operacional, dirigir e controlar os esforços conjuntos dos integrantes da organização e os recursos da empresa, visando a maximização dos resultados e o desenvolvimento sustentável.

A atividade do administrador pode ser exercida como profissional liberal ou contratado por organizações, em cargos de direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos da administração pública; entidades privadas; organizações não governamentais sem fins lucrativos; organizações sociais; cooperativas.